quarta-feira, 26 de maio de 2010

A História

CONSTRUINDO NOSSO FUTURO

A categoria dos vigilantes começa por volta do ano de 1800 quando ocorrem diversos assaltos a diligências no velho oeste. No Brasil, surgem os primeiros vigilantes em meados de 1964 em plena ditadura militar. Eles chegam para impedir os assaltos a bancos que começaram a ser praticados pelos defensores da democracia que viam naqueles atos uma forma de buscar recursos para legitimar e restabelecer o direito do povo.

Por volta de 1979, os vigilantes se organizaram em associações pois a ditadura militar coíbe o direito de livre organização dos trabalhadores e impede a criação de sindicatos. Depois de muitas lutas e enfrentamentos, algumas lideranças políticas dentro da categoria dos vigilantes fundaram em Brasília o primeiro sindicato do país.

Era dado o primeiro passo. A partir daí começaram a surgir associações em todo o país, inclusive em BH. Começava o trabalho pela conscientização da categoria de vigilantes.

Organizado o sindicato começa a lutar para regularizar a situação dos trabalhadores buscando a melhor forma de representa-los. Porém, infelizmente as coisas voltam a piorar e um advogado começa a mandar no sindicato decidindo tudo a seu favor e contra a categoria.

Havia muita coisa estava errada e era preciso manifestar a insatisfação de nossa classe com algumas pessoas daquela direção. Com o apoio de outros vigilantes e da CUT nos organizamos. A nossa luta era a do trabalhador. Em 1997 foi composta uma chapa, que tomou definitivamente o sindicato das mãos do patronal.

Mudávamos a história. Efetivamente começávamos a trabalhar pelos vigilantes. Discutimos os anseios dos trabalhadores e avançamos. Éramos uma categoria com mais de vinte anos de existência e sem sede própria, não tínhamos direito ao vale-transporte e a nossa convenção só trazia obrigações e muitos deveres. As empresas detinham todos os direitos.

Revertemos este quadro. Resgatamos os trabalhadores e mostramos a eles que o sindicato é a sua casa, um espaço para que ele possa reivindicar melhorias de trabalho e melhores salários.

Hoje olhamos para traz com muito orgulho e satisfação. Temos a certeza do dever cumprido. Conquistamos com o nosso trabalho, dentre outras coisas, uma sede própria no centro de BH e uma convenção coletiva que nos ampara.

Este breve histórico nos deixa à vontade para afirmar que somos uma categoria forte, significativa e com ideais. Mais ainda, também nos dá a certeza de que o futuro é promissor e que vamos continuar a escrever com letras maiúsculas nossa própria história.
Fonte do site OVIGILANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário